O estudo da neurociência tem revelado várias vantagens em começar a aprender uma segunda língua na infância. Aqui estão algumas delas:
2. Aquisição de pronúncia nativa: As crianças têm mais facilidade em adquirir a pronúncia e os padrões de entonação nativos de uma segunda língua, pois seu aparelho fonador ainda está em desenvolvimento e pode se adaptar mais facilmente a novos sons.
3. Habilidades cognitivas aprimoradas: Estudos mostraram que as crianças bilíngues tendem a ter melhores habilidades cognitivas, incluindo melhor memória, atenção e habilidades de resolução de problemas. Elas também mostram maior flexibilidade cognitiva, que é a habilidade de se adaptar a novas informações e mudanças.
4. Desenvolvimento multicultural: Aprender uma segunda língua desde cedo também permite às crianças desenvolverem uma compreensão mais profunda e apreciação por outras culturas. Isto pode levar a uma maior empatia e habilidades interculturais.
5. Benefícios a longo prazo: Aprender uma segunda língua na infância pode ter benefícios duradouros para o desenvolvimento cognitivo e acadêmico ao longo da vida. Estudos têm mostrado que os bilíngues tendem a se sair melhor em tarefas que envolvem multitarefa, tomada de decisão e solução criativa de problemas.
6. Prevenção de doenças degenerativas: Estudos indicam que ser bilíngue pode atrasar o início de doenças degenerativas do cérebro, como a doença de Alzheimer.
Em resumo, a neurociência sugere que o aprendizado de uma segunda língua na infância tem muitos benefícios, desde o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais até a proteção contra doenças neurodegenerativas mais tarde na vida.